As Interrupções na Cadeia de Abastecimento são mais comuns do que nunca. Desde problemas de produção relacionados com a Covid-19, passando pela escassez de matérias-primas, congestionamento portuário, desafios políticos e até eventos climáticos extremos, foram poucas as empresas que conseguiram escapar a uma rutura.
Como forma de dar resposta a estas mudanças foi necessário repensar a cadeia de abastecimento e é nesse sentido que emerge o conceito de “Cadeia de Abastecimento Resiliente”, que assenta na capacidade de antever, planear e dar uma resposta eficaz às interrupções, minimizando custos e o impacto nos negócios.
Conheça neste post alguns dos aspetos-chave para uma Cadeia de Abastecimento mais resiliente:
- Visibilidade
A nitidez de cada etapa da cadeia de abastecimento é imprescindível para a previsão e planeamento relativamente à entrada e saída de mercadoria. Pode ser alcançada por meio da digitalização e investimento em tecnologia, uma vez que a obtenção de dados precisos e em tempo real permitem identificar e até antecipar interrupções. Deste modo, é possível tomar melhores decisões quanto à produção, transporte e distribuição.
- Diversificação
Ampliar a gama de fornecedores com quem trabalha possibilita aumentar o leque de ofertas e, consequentemente, otimizar os custos de aquisição e ampliar as alternativas, tornando-se possível repensar a cadeia de abastecimento e adaptar-se à imprevisibilidade do mercado.
- Flexibilidade e Agilidade
Aspetos essenciais para ajustar e adaptar os processos da cadeia de abastecimento em resposta às mudanças e transições que possam surgir. Quando combinados permitem otimizar as entradas e/ou saídas das mercadorias e alternar modos de transporte e/ou rotas.
- Colaboração
Uma empresa precisa de cultivar e garantir o apoio de todos os fornecedores e parceiros uma vez que isso propicia a obtenção de informações fundamentais para uma melhor tomada de decisões, maior capacidade de superar obstáculos e de dar resposta às interrupções.
A evolução do Comércio Global irá continuar a ser atingida por fatores que aumentam a Imprevisibilidade da Cadeia de Abastecimento. É por isso que na Olicargo reforçamos as estratégias de Resiliência da Cadeia de Abastecimento dos nossos clientes. Aqui, priorizamos o Planeamento, a Previsão e o Controlo, os principais alicerces para uma cadeia de abastecimento eficiente. Contacte-nos para saber mais sobre a nossa unidade de Contract Logistics.
Fontes:
Grit. (2021). Why you need supply chain diversification. Consultado a 29 de junho de 2023, em: https://gritglobal.io/blog/why-you-need-supply-chain-diversification/
Maersk. (2023). Why actionability needs to be part of your supply chain resilience strategy. Consultado a 29 de junho de 2023, em: https://www.maersk.com/insights/resilience/supply-chain-resilience-strategies?utm_source=salesforce_mc&utm_medium=email&utm_campaign=M_5E65E328CC50F_6464D7B9E84F0&utm_term=M_5E65E328CC50F_6464D7B9E84F0+Discover_more_Mod3_Image_Web_Other_NoVertical_Email_Body&utm_content=C3F204E1923F34D72DC37669D29E8EAFA5DC44251611A3181414225B6D5B8558&utm_id=115998&sfmc_id=218020888