Skip to main content

A Logística por vezes é entendida como um conjunto de processos operacionais complexos. Da origem ao destino, da fábrica ao cliente final, estão envolvidos diversos fornecedores e diferentes tipos de transporte. Aliado a isto, existem ainda vastos sistemas de informação, localizações dispersas pelo mundo, com diferentes legislações e restrições, variações no fuso horário e outros fatores externos que podem impactar drasticamente o fluxo da cadeia de abastecimento de um dia para o outro.

É com a evolução das necessidades do mercado, e de outras influências externas, que o conceito de logística foi adquirindo outras aceções, e se até há alguns anos este conceito englobava apenas as atividades: transporte e armazenagem de mercadorias, com o passar do tempo os processos logísticos sofreram alterações que impulsionaram o avanço da logística para um novo modelo: a LOGÍSTICA INTEGRADA.

Quer saber mais? Continue a ler o nosso post!

A Logística Integrada …

Consiste na integração de todos os processos e operações da cadeia logística desde a origem de um produto até à sua entrega ao consumidor final.

Deste modo é possível efetuar um maior controlo sobre todos os processos, obter informações com maior precisão, e programar com maior eficiência o processo logístico.

A capacidade de recolher, organizar, analisar e armazenar dados, em tempo real, permite à organização estar preparada para as oscilações sazonais, entender o comportamento dos clientes e tomar decisões estratégicas mais orientadas para as suas necessidades.

Em síntese, a Logística Integrada requer:

•             Parceria: Identificação das necessidades do cliente.

•             Infraestruturas: Dispor dos recursos necessários.

•             Transporte: Por terra, mar e ar.

•             Armazenamento: Manuseamento, gestão de armazém e de stocks.

•             Tecnologia: Gerir as funcionalidades e os recursos do armazém.

•             Digitalização: Visibilidade 360º através mapeamento dos dados em tempo real.

•             Expertise: Suporte proativo e eficiente, orientado para o cliente.

Mas, afinal, quais são as principais vantagens?

•             Identificação de novas oportunidades de negócio.

•             Maximização das vendas.

•             Rastreabilidade ao longo da cadeia de fornecimento.

•             Redução dos custos operacionais.

•             Aumento da rentabilidade.

•             Monitorização dos resultados.

•             Otimização da gestão.

Flexibilidade

Competências Digitais

Resiliência

Para a Olicargo estas são as palavras-chave para uma Logística Integrada ágil e eficiente, e é por isso que asseguramos uma análise e acompanhamento ininterrupto ao longo de todos os pontos críticos da sua cadeia de abastecimento.

Economize tempo, esforço e custos excessivos! Apresente-nos o seu projeto. Nós apresentar-lhe-emos A SUA SOLUÇÃO.

Fontes:

Maersk. (2022). What is truly integrated logistics?. Consultado a 24 de abril de 2023, em: https://www.maersk.com/insights/integrated-logistics/benefits-of-integrated-logistics?utm_source=salesforce_mc&utm_medium=email&utm_campaign=M_5E65E328CC50F_63FC39DC8689D&utm_term=M_5E65E328CC50F_63FC39DC8689D+Read_how_Mod3_CTA_Web_Other_NoVertical_Email_Body&utm_content=C3F204E1923F34D72DC37669D29E8EAFA5DC44251611A3181414225B6D5B8558&utm_id=111344&sfmc_id=218020888

Mais Polímeros. (2019). Logística Integrada: o que é, sua aplicação e benefícios. Consultado a 24 de abril de 2023, em: https://maispolimeros.com.br/2019/09/19/logistica-integrada-o-que-e-sua-aplicacao-e-beneficios/

Benner. (2023). Logística integrada: o que é e quais são as suas vantagens?. Consultado a 24 de abril de 2023, em: https://www.benner.com.br/logistica-integrada/