Quer seja vendedor ou comprador, certamente concordará que uma carga danificada durante um transporte é sinónimo de uma grande dor de cabeça. Entre movimentos repentinos, empurrões, voltas e mais voltas, e exposição a condições mais adversas, entre calor e humidade, há uma série de fatores externos que poderão gerar sérios danos às suas cargas.
Embora os compradores tenham que lidar com os estragos e eventuais perdas financeiras, os vendedores também tendem a ser afetados, porque assumem a responsabilidade dos danos, custos e outras repercussões que, para além de impactarem a sua reputação, diminuem a satisfação do cliente.
Na publicação de hoje damos a conhecer as principais e mais comuns causas dos danos das cargas, saiba de que forma as poderá evitar.
1. O Contentor e as Paletes
- Deverá garantir-se que a carga esteja sob as melhores condições de segurança e proteção ao longo da rota.
- O contentor utilizado deverá ter em consideração o peso, as dimensões e características da carga.
- Deverão ser evitados contentores danificados e paletes inapropriadas.
2. O Empilhamento das Mercadorias
- O peso deverá ser distribuído uniformemente de forma a não exceder o peso máximo permitido por metro quadrado.
- Todos os produtos que não suportam outros bens por cima deverão estar devidamente assinalados e não existirem espaços vazios entre eles.
- As limitações do peso da mercadoria deverão estar de acordo com as que estão indicadas no contentor.
3. O Incoterm
- Ter a certeza de que o Incoterm escolhido é adequado para a transação, uma vez que irá determinar quem é responsável pelas mercadorias, nos diferentes pontos do processo, e, se estará protegido (ou não) de eventuais reclamações.
4. O Seguro
- Apesar de o seguro não impedir que a carga se danifique, é uma medida indispensável que o protegerá de eventuais riscos inesperados.
5. A Rotulagem
- Os rótulos que acompanham a sua carga permitem tomar decisões enquanto a sua carga está em trânsito, nomeadamente durante o carregamento e manuseamento. Medidas simples como identificar a mercadoria com a palavra “Frágil”, ou indicar qual é o lado de cima e o de baixo, poderão fazer toda a diferença.
6. A Temperatura
- Quando os contentores são carregados em locais mais tropicais e, são posteriormente movidos para áreas mais frias, acumula-se no interior destes uma certa humidade e condensação que poderá resultar em sérios danos para a carga.
7. O Acondicionamento
- Uma das principais estratégias para evitar danos nas cargas é escolher o acondicionamento mais adequado. Mediamente o peso, forma e tamanho deverá optar-se pelo equipamento – caixa ou palete – mais adaptado que esteja isento de quaisquer danos, furos ou rasgos.
8. O Operador Logístico
- A sua escolha poderá fazer toda a diferença no que toca a evitar danos nas cargas;
- Na Olicargo procuramos mitigar todos os riscos a que uma carga está exposta, os nossos profissionais preocupam-se em acondicionar a sua carga nas melhores condições, acompanhá-la em tempo real e antecipar todos os cenários possíveis.
- Removemos toda a pressão inerente ao planeamento logístico para que possa concentrar-se inteiramente no seu negócio.
Fontes:
Icontainers. (s.d.). How to prevent shipping damage. Consultado a 21 de setembro de 2023, em: https://www.icontainers.com/help/how-to-prevent-shipping-damage/?utm_source=ln&utm_medium=social&utm_campaign=shippingdamage
MGS Offshore. (s.d.). What are the measures to prevent cargo damage. Consultado a 21 de setembro de 2023, em: https://mgsicestorm.com/what-are-the-measures-to-prevent-cargo-damage/
Eurolog Packing Group. (2017). How to Prevent Cargo Damage and Freight Damage . Consultado a 21 de setembro de 2023, em: https://epgna.com/prevent-cargo-damage-freight-damage/