Skip to main content

Os produtos portugueses são cada vez mais valorizados nos mercados internacionais!

Perante uma conjuntura internacional tão exigente, a evolução que se tem registado nas exportações é o resultado de um trabalho feito por todas as indústrias que cada vez mais apostam na modernização e na tecnologia como forma de dar resposta um mercado tão competitivo.

Na Olicargo apoiamos o que é nacional, o que é NOSSO, e por isso desenvolvemos soluções de transporte e armazenamento totalmente personalizadas e adaptadas às diversas indústrias, que visam valorizar e promover internacionalmente o que de melhor se faz em Portugal.

Conheça neste post os últimos resultados alcançados por setores como o Agroalimentar, Cortiça, Automóvel e Saúde.

  1. Exportações de Frutas, Legumes e Flores Ultrapassam os 1.000 milhões

Apesar de aumentarem 8,3% em valor, entre janeiro e junho, registaram uma descida na ordem dos 13% em termos de volume. Entre os principais mercados de destino, destacam-se: Espanha, França, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, Japão.

Em termos de valor, o maior aumento foi registado no segmento dos hortícolas, +24% quando comparado com o período homólogo, seguindo-se as preparações de produtos hortícolas e frutas (+18%). Relativamente às frutas assinala-se um decréscimo nas exportações na ordem dos 3% face a igual período do ano passado. A mesma tendência foi seguida pelas plantas ornamentais e flores (-3%).

A queda de 13% na quantidade exportada é justificada pela redução de algumas produções em sequência das alterações climáticas, especialmente nas plantas ornamentais e flores (-24%). Quanto às frutas e hortícolas foi registado um decréscimo de 18%.

No ano de 2022, as exportações portuguesas de frutas, legumes e flores superaram, pela primeira vez, a barreira dos 2.000 milhões de euros, sendo que os principais produtos exportados foram:

  • Tomate processado (330 milhões)
  • Pequenos frutos (260 milhões de euros)
  • Citrinos (172 milhões)
  • Peras (111 milhões)
  • Tomate fresco (79 milhões)
  1. Exportações de Cortiça Atingem “Marco Histórico”

Durante o 1.º semestre de 2023 alcançaram um total de 670,435 milhões de euros (+3,2%), registando o melhor desempenho de sempre em termos de valor. Este aumento é ainda mais significativo dado que as quantidades exportadas diminuíram cerca de 15%, o que revela que este crescimento é resultante do valor acrescentado dos produtos exportados (+3,2).

De realçar ainda que atualmente Portugal é o principal produtor, transformador e exportador mundial de cortiça, sendo responsável por mais de metade da produção total, seguindo-se Espanha, Argélia, Marrocos, Tunísia, França e Itália.

  1. Exportações de Componentes Automóveis Subiram 20%

Pelo segundo mês consecutivo ultrapassaram a fasquia dos mil milhões de euros, aumentando 20,1% em Junho em termos homólogos.

Em termos acumulados, no segundo trimestre, o setor exportou cerca de três mil milhões de euros, um crescimento de 21,9%, elevando o resultado do primeiro semestre para cima dos seis mil milhões de euros (+21,2%).

Entre os principais clientes destacam-se: Espanha (1 714 milhões de euros), Alemanha (1 332 milhões de euros), França (662 milhões de euros), Eslováquia (263 milhões) e Reino Unido (237 milhões de euros) que, juntos, absorvem 70% das exportações portuguesas.

Atualmente os componentes automóveis portugueses ganham cada vez mais mercado uma vez que as exportações crescem mais do que a produção automóvel dos países compradores, como são os casos de Espanha e Alemanha.

  1. Exportações Portuguesas do Setor da Saúde Aumentaram 35% em 2022

Só nos últimos dez anos as exportações portuguesas do setor da saúde mais do que duplicaram. No final de 2022, atingiram os 2.463 milhões de euros, um aumento de 35% quando comparado com o ano precedente.

A rápida evolução do setor deve-se ao elevado crescimento das vendas de produtos farmacêuticos, que aumentaram 25% em 2022, e das preparações farmacêuticas que aumentaram 47%.

Relativamente ao ano de 2023, só no primeiro trimestre o setor mais do que duplicou as suas exportações comparativamente a igual período do ano passado, de 479 milhões de euros nos primeiros três meses de 2022 para um valor de quase 960 milhões de euros entre os meses de janeiro a março deste ano.

Fontes:

A Planície. (2023). Exportações de cortiça alcançam “marco histórico” no 1º semestre de 2023. Consultado a 07 de setembro de 2023, em: https://j.planicie.pt/blog/2023/08/18/exportacoes-de-cortica-alcancam-marco-historico-no-1o-semestre-de-2023/?utm_source=brevo&utm_campaign=PEmpresarial%20666-23%20%20Mobilidade%20AEP%20e%20AFIA%20com%20empresas%20em%20Munique&utm_medium=email

Jornal de Negócios. (2023). Exportações portuguesas de frutas, legumes e flores sobem 8% para mais de 1.000 milhões. Consultado a 07 de setembro de 2023, em: https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/comercio/detalhe/exportacoes-portuguesas-de-frutas-legumes-e-flores-sobem-8-para-mais-de-1000-milhoes

Portugal Global. (2023). Exportações da Fileira da Saúde Aumentaram 35 Por Cento em 2022. Consultado a 07 de setembro de 2023, em: https://www.portugalexporta.pt/noticias/exportacoes-fileira-saude-aumentaram-35-por-cento-2022?utm_source=brevo&utm_campaign=PEmpresarial%20658-23%20%20Exponor%20Modtissimo%20aponta%20a%20novo%20sucesso&utm_medium=email

Transportes e Negócios. (2023). Exportações de componentes automóveis subiram 21%. Consultado a 07 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/exportacoes-de-componentes-automoveis-subiram-21/