Os Portos Portugueses são um pilar fundamental para o desenvolvimento da economia nacional e do “mar”, a localização geoestratégica de Portugal, que se distingue como uma das portas de entrada do Comércio Internacional na Europa, tem contribuído significativamente para o aumento o tráfego marítimo nas últimas décadas.
E em 2023? Quer saber como se tem comportado a atividade portuária durante o primeiro semestre do ano em Portugal? Leia este post!
- Portos Ibéricos Com Menos Carga
Entre Janeiro e Maio a atividade portuária ibérica reduziu. Apesar disso, os portos portugueses perderam apenas 0,5% das cargas, contra o recuo de 3,5% dos portos espanhóis.
Em termos homólogos, no que diz respeito à movimentação de Carga Geral, Portugal enfrentou uma perda inferior à de Espanha (perdas de 0,9% e 5,8%, respetivamente). Quanto aos graneis sólidos, Portugal superou o país vizinho com um ganho de 7,5% contra 1%, respetivamente. Apenas nos graneis líquidos é que Espanha obteve perdas inferiores, ao cederem 2,1% contra os 3,6% de Portugal.
Quanto à movimentação de contentores, Portugal registou uma perda homóloga de 6,1% nos primeiros cinco meses do ano, contra o recuo de 8,3% de Espanha.
Ainda assim, no que concerne aos tráfegos com o hinterland os portos nacionais tiveram um desempenho inferior aos espanhóis (ainda que ambos no vermelho), valendo os ganhos no transhipment (contra as perdas de Espanha).
Não obstante, há que destacar a enorme diferença de dimensão dos dois mercados portuários. Durante os primeiros cinco meses do ano, os Portos Espanhóis movimentaram 222,5 milhões de toneladas enquanto os Portos Portugueses movimentaram 35,4 milhões de toneladas.
Ou seja, a nível de movimentação de mercadorias Espanha é 6,3 vezes maior que Portugal, superando a diferença entre os dois países em termos de população (Espanha é 4,9 vezes maior) e de Produto Interno Produto (o espanhol é 5,9 vezes maior).
- Portos Perderam 53 mil TEU no Primeiro Semestre
Entre Janeiro e Junho, os portos do continente movimentaram cerca de 1,4 milhões de TEU, um decréscimo na ordem dos 3,5% face ao período homólogo. O resultado agora alcançado é inferior aos registados em 2021 e 2022, situando-se praticamente em linha com o que havia sido registado em 2019.
Durante o primeiro semestre, o tráfego de transhipment aumentou 8,6% até aos 682 mil TEU, enquanto o tráfego de hinterland recuou 12,2% para 766 mil TEU.
- Porto de Aveiro Atinge Recorde no Primeiro Semestre
Só nos primeiros seis meses do ano movimentou 2,98 milhões de toneladas, ultrapassando o anterior recorde de 2,9 milhões de toneladas verificado na primeira metade de 2022.
Os graneis líquidos impulsionados pelos combustíveis foram a tipologia de carga que mais contribuiu para este desempenho, com um crescimento de 5,1%. Destacam-se ainda os aumentos de 63,3% na movimentação de graneis sólidos agroalimentares e de 21,3% nos produtos florestais. Em contraponto, os minerais não metálicos, o cimento e produtos metalúrgicos sofreram perdas na casa dos 20-30%.
- Porto de Leixões Perdeu 100 Mil Toneladas até Junho
Movimentou 7,4 milhões de toneladas no primeiro semestre, menos 1% que na primeira metade de 2022. Em queda esteve a carga ro-ro, na ordem dos 10%, e os graneis sólidos que caíram cerca de 3%. Em contrapartida, a carga geral fracionada cresceu cerca de 22% e os graneis líquidos cerca de 6%.
- Porto de Setúbal Cresceu 8% no Primeiro Semestre
Movimentou cerca de 3,3 milhões de toneladas, com especial destaque para as viaturas (+30%) e para a carga geral fracionada (+22%).
De realçar ainda o crescimento da atividade no terminal ro-ro, que se deve essencialmente ao aumento de 45% da movimentação de viaturas novas, e no terminal da Tersado que aumentou 27%, neste caso com os produtos florestais, quer em toros, carga geral fracionada, quer em estilha, granel sólido.
- Porto de Lisboa Cresce 6,3% no Primeiro Semestre
O tráfego marítimo no Porto de Lisboa rondou os 5,5 milhões de toneladas no primeiro semestre, um crescimento homólogo de 6,3%. Para este resultado positivo contribuiu a carga a granel (líquidos [+18,2%] e sólidos [+5%]) e a carga contentorizada (+7,4%).
Fontes:
Transportes e Negócios. (2023). Leixões perdeu 100 mil toneladas até Junho. Consultado a 06 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/leixoes-perdeu-100-mil-toneladas-ate-junho/
Transportes e Negócios. (2023). Porto de Aveiro com primeiro semestre recorde. Consultado a 06 de setembro de 2023, em : https://www.transportesenegocios.pt/porto-de-aveiro-com-primeiro-semestre-recorde-2/
Transportes e Negócios. (2023). Porto de Setúbal cresceu 8% no semestre. Consultado a 06 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/porto-de-setubal-cresceu-8-no-semestre/
Transportes e Negócios. (2023). Portos perderam 75 mil TEU até Maio. Consultado a 06 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/portos-perderam-75-mil-teu-ate-maio/
Transportes e Negócios. (2023). Portos portugueses melhores que os espanhóis. Consultado a 06 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/portos-portugueses-melhores-que-os-espanhois/
Transportes e Negócios. (2023). Principais portos perderam contentores. Consultado a 06 de setembro de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/principais-portos-perderam-contentores/