Qual é o critério que utiliza para escolher o Porto de Origem e Destino da sua carga? Afinal, escolher um porto em detrimento de outro pode ter um impacto muito significativo na sua cadeia de abastecimento e há diversos fatores, que provavelmente desconhece, que deveriam influenciar a sua decisão quanto ao porto mais adequado para a sua carga!
Apesar de a maioria considerar o preço como o principal fator, há que ter em conta que, muitas vezes, a rota mais barata não é a opção que oferece o melhor custo-benefício. Saiba na publicação de hoje porque deve analisar as várias opções antes de tomar a sua decisão.
- Localização
Habitualmente, os portos mais próximos (sejam de Origem ou Destino) são os mais competitivos, devido à acessibilidade e aos menores custos de transportes inerentes.
No entanto, isso nem sempre acontece, há muitos portos que a fim de melhorar a competitividade oferecem serviços diretos para compensar a maior distância. Isto é algo de particular interesse para cargas urgentes ou de alto valor cuja poupança de dinheiro pode não compensar o atraso inerente ao transbordo das mercadorias e o risco de chegar numa data posterior.
- Infraestruturas
O porto e a respetiva infraestrutura circundante podem afetar diretamente a rapidez e a segurança com a que a sua carga é recolhida, manuseada e entregue. A existência de canais e cais que permitem a passagem e atracação de navios garante uma maior acessibilidade e navegabilidade, facilitando o transporte da carga e evitando atrasos desnecessários.
- Disponibilidade de Camiões
Perante uma situação de escassez de camiões, situação recorrente em alguns países, optar por um porto que seja mais distante da fábrica ou do armazém poderá ser a melhor solução caso existam mais camionistas disponíveis nessa área.
- Regulamentos e Procedimentos Aduaneiros
O desalfandegamento aduaneiro poderá diferir significativamente de um porto para outros. Em alguns portos há regras específicas para determinados produtos, noutros há terminais cujas regras variam entre si e, por fim, existem alguns que por natureza as taxas alfandegárias são significativamente mais elevadas.
Isto quer dizer que mediante a tipologia da sua carga, do país e do terminal, existem alguns portos mais adequados do que outros.
- Tamanho
Quanto maior for o porto, maior o número de transportadores e embarcações a operar nele, e, consequentemente, mais serviços diretos existirão.
Além disso, na zona envolvente do porto também existirão mais equipamentos, mais camionistas, mais despachantes aduaneiros e outros parceiros envolvidos no processo de transporte de mercadorias, o que aumentará a eficiência na gestão do transporte.
- Tecnologia
Os portos tecnologicamente mais avançados têm acesso a recursos como GPS, previsões meteorológicas e feed de notícias sobre o tráfego, o que permite otimizar operações, minimizar o erro humano e efetuar o tracking da mercadoria com maior precisão e eficácia.
- Clima
Portos localizados em áreas propensas a desastres naturais ou condições atmosféricas extremas podem revelar-se um imenso inconveniente. Para além do possível encerramento dos portos, que gera inúmeros atrasos, também a carga corre elevados riscos de danos.
Fontes:
Dedicated Freight. (2019. Choosing the best route for your goods. Consultado a 10 de outubro de 2023, em: https://www.dedicatedfreight.co.za/choosing-the-best-route-for-your-goods/
Boxxport. (2023). Factors to consider when choosing a port for your shipment. Consultado a 10 de outubro de 2023, em: https://blog.boxxport.com/choose-port-shipment/
iContainers. (2018). Why the port should be an important factor when deciding the best route for your shipment. Consultado a 10 de outubro de 2023, em: https://www.icontainers.com/us/2018/10/02/why-the-port-should-be-an-important-factor-when-deciding-the-best-route-for-your-shipment/?utm_source=ln&utm_medium=social&utm_campaign=portselection