A previsão da cadeia de abastecimento abre portas para uma ampla gama de oportunidades, uma vez que através da obtenção de insights sobre a procura e tendências é possível garantir a reserva da quantidade certa de produtos, melhorar a relação com os fornecedores e evitar custos desnecessários.
No entanto, devido à velocidade com que o comportamento do consumidor, os mercados e as cadeias de abastecimento se estão a modificar, a previsão da procura, da oferta e dos preços torna-se um desafio altamente complexo. É por esse motivo que na publicação de hoje partilhamos consigo algumas dicas que poderá implementar no dia a dia do seu negócio de forma a assegurar a entrega da sua mercadoria no timing previsto e a evitar o impacto de possíveis interrupções na cadeia de abastecimento.
O que é a Previsão da Cadeia de Abastecimento?
Consiste em combinar dados prévios da cadeia de abastecimento com insights relativos à procura atual, de modo a poder tomar melhor decisões para o negócio – seja nível de stock, reserva dos transportes, planeamento do orçamento ou expansão para novos mercados.
Quais são os Maiores Entraves ao Prever a Cadeia de Abastecimento?
• Mudanças nas regulamentações entre nações e eventos globais. Exemplo: Na época da pandemia do COVID-19 foram aplicadas leis de emergência que levaram ao encerramento das fronteiras, o que impactou e atrasou o comércio global.
• Mudança nas tendências e hábitos de consumo. Exemplo: Na época de confinamento as transações online dispararam, o que levou a que muitas empresas tivessem que se adaptar para evitar escassez de produtos ou atrasos nas entregas.
• Não contabilizar os períodos sazonais, as épocas de pico e os prazos de entrega dos fornecedores.
• Redução inesperada da produtividade.
Quais são as medidas que deve tomar para Evitar Interrupções na Cadeia de Abastecimento?
1. Ter um Plano de Emergência
O que acontece quando o motorista tem que se desviar da rota inicial?
Existem inúmeros cenários que poderão ocorrer e alterar os planos inicias de entrega da sua carga. Planear rotas alternativas, optar por fornecedores mais próximos e averiguar diferentes alternativas de transporte poderão ajudar a minimizar este tipo de imprevistos.
2. Dispor de uma Visibilidade de Ponta a Ponta
Conhecer e compreender cada etapa da cadeia de abastecimento, desde a aquisição das matérias-primas, passando pela fabricação e depois até chegar ao cliente final, é algo imprescindível para um planeamento eficaz como forma de dar uma resposta eficiente sempre que ocorram erros ou alguma interrupção.
3. Reajustar Operações e Distribuição de Funções
No meio de imprevistos e interrupções da cadeia de abastecimento, é necessário tomar providências, como, por exemplo, priorizar temporariamente operações internas ou redirecionar as equipas de distribuição, nesse sentido é importante manter toda a equipa ciente destes ajustes relativamente à dinâmica das operações da empresa.
4. Promover uma Comunicação Aberta
A linha de comunicação aberta deverá manter-se para com os clientes, sem que nenhuma informação lhe seja oculta. É importante partilhar com eles se a cadeia de abastecimento foi afetada e o que está a ser feito para resolver essa situação.
5. Avaliar a Vulnerabilidade da Cadeia de Abastecimento
Os erros acontecem, mas há situações que podem ser evitadas. Como tal, avaliar cenários e executar simulações com o objetivo de prever e identificar quando e onde podem ocorrer determinados excessos ou escassez de stock são os primeiros passos para se precaver contra futuras surpresas e construir uma cadeia de abastecimento resiliente.
Fontes:
Accenture. (2023). Supply chain disruption. Consultado a 24 de outubro de 2023, em: https://www.accenture.com/cn-en/insights/consulting/supply-chain-disruption
Maersk. (2023). Supply chain forecasting: How to plan for expected and unexpected disruptions. Consultado a 23 de outubro de 2023, em: https://www.maersk.com/logistics-explained/supply-chain-management/2023/09/27/supply-chain-forecasting
Thomas: A Xometry Company. (2023). 7 Strategies To Help You Overcome Supply Chain Disruption. Consultado a 24 de outubro de 2023, em: https://blog.thomasnet.com/supply-chain-disruption-strategies