Skip to main content

Com o setor da Logística a evoluir e a atingir novos patamares, em 2024 expecta-se uma onda de avanço tecnológico que irá acelerar a digitalização e a automação de processos. Apesar disso, continuarão a existir fatores como a incerteza económica e a instabilidade política que continuarão a desafiar o normal fluxo da cadeia de abastecimento.

Mas afinal, com tantas tendências a emergirem no setor da Logística de que forma poderá maximizar o potencial de sucesso do seu negócio no próximo ano? Leia esta publicação para ficar a saber mais.

  1. Exigência de Dados e Informações em Tempo Real
  • Integração dos sistemas de logística e de tracking;
  • Acompanhamento e monitorização das mercadorias em tempo real;
  • Envio de atualizações e fornecimento de informações sobre o local de envio e prazos de entrega de forma automatizada.                                            

Deste modo os clientes permanecem informados durante todo o processo e podem planear o seu negócio de uma forma mais eficiente.

  1. Aumento da Procura por Soluções LTL

Com o crescimento do e-commerce, e o envio cada vez mais rápido das encomendas, a solução Less Than Truckload (Carga Parcial de um Camião) tem apresentado uma procura cada vez maior. Através desta solução de transporte, é possível encher um camião com as mercadorias mais pequenas provenientes de vários clientes. Deste modo, para além de os clientes serem cobrados apenas pela parte do espaço que ocupam no camião, também a transportadora consegue o camião encher mais rapidamente.

  1. Maior Precisão na Previsão de Procura

Nos anos transatos, 2020, 2021 e 2022, ocorreram acontecimentos que interromperam toda a cadeia de abastecimento e que vieram comprovar que o cenário logístico está repleto de incertezas e interrupções. Como tal, nunca foi tão importante, como agora, a análise do histórico de vendas, ter em conta períodos relacionados com a sazonalidade dos produtos e as tendências de mercado, as flutuações dos preços e da economia e o desempenho da concorrência, etc., de forma a prever mais assertivamente a procura esperada e deste modo fazer uma melhor gestão dos recursos (i.e. colaboradores, matérias-primas, horários) e assim operar com uma maior eficiência.

  1. Digitalização Continuará a Moldar e a Transformar Profundamente o Setor

A digitalização nos transportes já é uma realidade, mas com os mais recentes desenvolvimentos advindos da inteligência artificial e da tecnologia blockchain, expecta-se que a automatização de processos cresça ainda mais e que tarefas como o tracking das mercadorias em tempo real e a visibilidade da cadeia de abastecimento seja melhorado.

Outro movimento massivo em direção à digitalização é a “proibição” da utilização do papel. Tal como já acontece na Olicargo, outras empresas do setor também já seguem o exemplo e estão a abolir o papel e a implementar novas plataformas que não requerem a utilização do papel.

  1. Reforço da Resiliência da Cadeia de Abastecimento e Implementação da Gestão de Risco

Os últimos quatros anos expuseram muitas das vulnerabilidades da cadeia de abastecimento global. De forma a dar resposta a essas lacunas, as empresas devem repensar as estratégias em torno da cadeia de abastecimento para aumentarem a sua resiliência, tal poderá passar por:

  • Diversificar o leque de fornecedores.
  • Alterar o processo como as mercadorias são adquiridas.
  • Implementar um plano de contingência que identifique potenciais riscos e respostas associadas.
  1. Instabilidade Global Decorrente das Alterações Climáticas e das Tensões Geopolíticas

Se 2023 foi marcado por ocorrências inesperadas, em 2024 um dos focos irá incidir sobre a instabilidade já existente resultante de fenómenos relacionados com as alterações climáticas e as crises geopolíticas. O que poderá desencadear:

  • Alteração das rotas de transporte;
  • Interrupção da produção;
  • Oscilação no fornecimento de recursos;
  • Aumento dos custos.
  1. Maior Compromisso com a Matéria de Sustentabilidade

2024 será um ano marcado pela descarbonização do setor dos transportes e logística. A redução das emissões de gases com efeito de estufa, nomeadamente no transporte marítimo, são imperativas por forma a ir ao encontro com pactos e jurisdições que visam ir ao encontro de uma logística mais verde e sustentável.

Bibliografia:

Cleo. (s.d.). 11 Logistics Trends That Will Shape Logistics Management in 2024. Consultado a 30 de novembro de 2023, em: https://www.cleo.com/blog/logistics-management-trends

Hellenic Shipping News. (2023). What to expect in 2024 – 5 trends in freight forwarding. Consultado a 30 de novembro de 2023, em: https://www.hellenicshippingnews.com/what-to-expect-in-2024-5-trends-in-freight-forwarding/

Forderline. (s.d.). The Future of Logistics: Predictions and Trends for 2024 and Beyond. Consultado a 30 de novembro de 2023, em: https://forderline.com/the-future-of-logistics-predictions-and-trends-for-2024-and-beyond/

Forbes. (2023). Six Trends For Shipping And Logistics Globally In 2024 And Beyond. Consultado a 30 de novembro de 2023, em: https://www.forbes.com/sites/forbestechcouncil/2023/10/24/six-trends-for-shipping-and-logistics-globally-in-2024-and-beyond/

Maersk. (2023). What to expect in 2024 – 5 upcoming trends for project logistics. Consultado a 30 de novembro de 2023, em: https://www.maersk.com/insights/integrated-logistics/2023/11/06/project-logistics-trends