Já pensou que uma devolução pode ser uma oportunidade para fidelizar um cliente?
Uma das vantagens que o e-commerce trouxe aos clientes é a possibilidade de proceder à devolução do produto ao fabricante. Este é um processo que requer a intervenção de vários agentes, causando um grande impacto nos recursos do e-commerce, e uma enorme dor de cabeça a quem diariamente lida com este setor.
No entanto, se o processo de logística inversa for rápido e eficiente este pode ser uma mais-valia para a rentabilidade da empresa. Quer saber porquê? Leia a publicação de hoje.
Seja porque o produto contém defeitos, ou porque o cliente não gosta do mesmo, sempre que este procede à sua devolução a empresa fabricante ou o retalhista poderá vender novamente o produto a outro cliente. Quando rececionado de volta nas instalações da empresa fabricante ou do retalhista, estes deverão verificar se o produto está em conformidade, desmontá-lo ou consertá-lo (se for o caso), embalá-lo, acondicioná-lo e colocá-lo novamente no inventário, estando apto a ser vendido novamente.
Este processo inclui, por isso, etapas de: Reposição de stock; Recuperação de ativos; Gestão de inventário; Programas de reciclagem e/ou eliminação de produtos obsoletos (quando aplicável).
Quanto mais à escala internacional este processo for, maior o número de etapas, burocracias e, regra geral, mais dispendioso é.
Mas afinal, quais as vantagens da otimização da logística inversa?
- Redução da taxa de carrinhos abandonados durante a finalização da compra;
- Diminuição do investimento em recursos;
- Redução da carga de trabalho da equipa de apoio ao cliente e dos operadores de armazém;
- Melhoria da satisfação do cliente final, que a longo prazo poderá aumentar o volume de compras recorrentes dado que se sentirá mais confiante em realizar compras a empresas que cumprem prazos e burocracias com maior eficácia.
Transforme uma devolução numa oportunidade de fidelizar um cliente! Conte com a Olicargo para simplificar e otimizar os seus processos de Logística Inversa.
Fontes:
Delage. (s.d). Tudo o que você precisa saber para dominar a logística reversa do seu varejo. Consultado a 04 de janeiro de 2024, em: https://delage.com.br/blog/domine-a-logistoica-reversa-do-seu-varejo/
Mecalux. (2018). O que é a logística reversa?. Consultado a 04 de janeiro de 2024, em: https://www.mecalux.pt/artigos-de-logistica/logistica-reversa
Simões, R. (2016). Estudo das práticas de logística inversa na indústria em Portugal. Lisboa: Instituto Superior Técnico de Lisboa