Skip to main content

O Ano Novo Lunar ou Festival da Primavera, como também é designado, é um dos períodos de férias mais importantes na China. Este ano as festividades terão início a 9 de fevereiro (sexta-feira) e terminarão com o Festival das Lanternas no dia 24 de fevereiro (sábado).

Esta é uma época que apresenta elevados desafios logísticos, uma vez que a produção diminui, as operações ficam limitadas, os cronogramas são interrompidos e os transportes atrasam-se, desencadeando significativas interrupções na cadeia de abastecimento.

Gostava de saber mais concretamente o que é que acontece ao longo desta temporada? E qual o impacto gerado no envio da sua mercadoria? Leia esta publicação.

O que acontece durante os dias que antecedem e sucedem o ano novo chinês?

  • Início de Janeiro –  As fábricas começam a desacelerar a produção.
  • 18 − 25 de Janeiro – As empresas interrompem a produção e as operações, começa a azáfama para enviar as mercadorias de última hora.
  • 26 de Janeiro − 9 de Fevereiro – Os trabalhadores começam a ir de férias e os portos passam a apresentar uma capacidade operacional limitada.
  • 10 − 17 de Fevereiro – Ano Novo Chinês.
  • Até ao final de Fevereiro – Os trabalhadores retornam às fábricas e as operações retomam gradualmente a normalidade.

Nota: Após os feriados leva entre 4 a 6 semanas até que as fábricas e as operações portuárias retomem o normal fluxo de trabalho.

Qual é o Impacto do Ano Novo Chinês 2024 no Transporte das Minhas Mercadorias?

  • Encerramento das Fábricas Desencadeia uma Interrupção no Fornecimento de Produtos

Não só na China como noutros países do Lestes Asiático, muitas fábricas encerram por um período de tempo que vai entre as duas a quatro semanas. Esta pausa na produção impacta o fornecimento de mercadorias aos mercados globais.

  • Diminuição da Capacidade de Resposta e Paralisação das Operações

Dado que uma parcela significativa da população tira férias durante este período, ao longo de duas semanas ocorre uma escassez de mão de obra nos portos, o que desencadeia uma limitação na execução das operações e na capacidade de resposta.

  • Aumento da Procura de Transportes nas Semanas Antes

Nas semanas que antecedem o Ano Novo Chinês há um aumento na procura de transporte, o que provoca escassez e a indisponibilidade de equipamentos, atrasos no transporte e aumento das taxas do frete.

  • Época Alta é Sinónimo de Elevado Congestionamento nos Portos

Devido ao aumento do tráfego ocorrem congestionamentos nos portos que geram atrasos e que afetam diretamente a circulação das mercadorias, de e para as fábricas, e dos centros de distribuição para os portos.

  • Custos e Tempo de Trânsito Mais Elevados

Durante esta época, o aumento da procura e a baixa oferta fazem disparar os custos das taxas de frete e das sobretaxas adicionais. Simultaneamente, também os processos inerentes à entrega de documentos e desalfandegamento aduaneiro tendem a ser mais demorados.

Fontes:

Maersk. (2024). Chinese New Year 2024: How to maximise supply chain and logistics efficiency. Consultado a 22 de janeiro de 2024, em: https://www.maersk.com/logistics-explained/seasonal-trends/2023/10/02/chinese-new-year-2024

The Freight Course. (s.d.) The Effects of Chinese New Year (CNY) on Shipping. Consultado a 22 de janeiro de 2024, em: https://www.freightcourse.com/chinese-new-year-effects-on-shipping/