Skip to main content

Quer faça parte do setor do Retalho, Indústria ou Comércio, a Gestão de Stocks é indispensável para garantir o equilíbrio entre o stock necessário e o adequado, de forma a poder atender às necessidades dos clientes, estar preparado para imprevistos e incertezas que possam surgir e, simultaneamente, evitar o excesso de mercadorias armazenadas.

Todavia, fatores externos como a rapidez e a imprevisibilidade da variação da procura, têm dificultado a existência de uma capacidade de resposta que assegure uma adaptação da oferta à procura do cliente.

Como forma de dar resposta a estas incertezas, torna-se premente fazer crescer o stock. O aumento da capacidade do stock irá acautelar a empresa de imprevistos que tanto têm afetado e interferido na cadeia de abastecimento. Havendo um stock disponível a empresa estará a salvo de situações externas não planeadas.

E eis que surge o conceito de …

Stock de Segurança que designa um número de inventários que permite fazer face a situações inesperadas, tais como a flutuação da procura, a incerteza na oferta e o tempo de entrega dos fornecedores, evitando-se qualquer eventualidade que possa causar uma rutura de stock.

Atualmente, a ausência do stock de segurança aumenta o risco de rutura de stocks, o que se poderá traduzir em perdas financeiras e danos na imagem comercial. É, por isso, fundamental definir um nível de stocks de segurança que minimize os custos e maximize os benefícios.

Evite perder negócios devido a imprevistos e atrasos na cadeia de abastecimento! Encontre na Olicargo um parceiro que fará uma gestão eficiente do seu stock. Dispomos de recursos especializados e tecnologias avançadas que, em conjunto, lhe darão a resposta a todos os desafios que possa estar a enfrentar relativamente às atuais flutuações da procura e aos atrasos das entregas.

Fontes:

Sarmento, F. (2018). Gestão de Existências: Modelo de Revisão Contínua em Ambiente Centralizado e Descentralizado. Coimbra: Universidade de Coimbra.