Skip to main content

Os produtos perecíveis, pela sua natureza ou composição, requerem condições especiais para a sua conservação. Devido às suas características químicas e fisiológicas, estes produtos têm uma vida útil curta pelo que são mais suscetíveis a uma elevada probabilidade de deterioração, especialmente se a temperatura não for constante.

Como tal, para manter a aparência e o sabor inconfundível de bens como as frutas, legumes, carne e peixe exportados ou importados de outros países, é fundamental conhecer os melhores métodos para o seu transporte e armazenamento.

Saiba quais são os principais produtos que deverão ser manuseados com o máximo cuidado e eficiência, a fim de serem preservados e mantidos em excelentes condições até chegarem ao consumidor final:

  • Vacinas e Medicamentos
  • Flores
  • Peixe e Marisco
  • Carne e Enchidos
  • Ovos
  • Sumos e Polpas de Frutas
  • Lacticínios: Leite, Queijos e Manteigas
  • Fruta e Vegetais
  • Pastelaria Fresca
  • Levedura e Fermentos
  • Refeições Pré-Feitas

De forma a evitar erros e prejuízos, durante o armazenamento e transporte de perecíveis,  deverá ter em consideração os seguintes aspetos:

Acondicionamento

Deverá ser considerado não só modelo de embalagem mas também a tipologia de equipamentos que vão acondicionar os perecíveis desde a etapa de armazenagem, passando pelo seu transporte até ao destino.

Armazenamento

Durante o processo de armazenamento, os perecíveis são alvo de bastante manuseio. Como forma de evitar danos é essencial: que todos os equipamentos de carga e descarga sejam adequados; que seja assegurada uma temperatura ideal de preservação; que o espaço seja devidamente ventilado e higienizado.

Transporte

Esta é a etapa que coloca os perecíveis em maior situação de risco e vulnerabilidade uma vez que se poderão confrontar com diversas interferências externas (condições químicas, biológicas e físicas). É nesta fase que são adotadas condições e implementados procedimentos que asseguram que o produto chegue em perfeitas condições. 

Temperatura

Frescos, refrigerados ou congelados, os perecíveis deverão ser conservados de acordo com a categoria em que se enquadram e com os regulamentos sanitários em vigor.

Envie os seus produtos perecíveis assegurando total qualidade e segurança, reduza os riscos inerentes ao transporte de mercadorias destinadas ao consumo. Os desperdícios e as perdas podem ser evitados, contacte-nos!

Fontes:

Active Corp. (2021). Transporte de Alimentos: Entenda quais são as normas e como funciona a legislação. Consultado a 20 de fevereiro de 2024, em: https://activecorp.com.br/transporte-de-alimentos-normas-legislacao/

Real Furgões e Implementos Rodoviários. (s.d.). Os cuidados com o transporte de alimentos perecíveis. Consultado a 20 de fevereiro de 2024, em: https://www.realfurgoes.com.br/blog/os-cuidados-com-o-transporte-de-alimentos-pereciveis/