Skip to main content

Já se perguntou como é que os ingredientes que compõem a deliciosa Muamba, Calulu ou Kizaca chegaram até às mesas de Angola?

Transporte Internacional de Produtos Alimentares Perecíveis e Não Perecíveis

Nos bastidores desta jornada gastronómica está a Olicargo, que através das eficientes soluções de Transporte Aéreo assegura que os produtos frescos e de qualidade seguem diretamente do produtor, em Portugal, até aos lares de Angola.

Por entendermos a importância rede global de sabores, e orgulhosamente fazermos parte dela, na publicação de hoje, para além de explorarmos as soluções de transporte de produtos alimentares para Angola, abordamos também as relações comerciais entre Portugal e Angola e as conexões gastronómicas que unem estes países.

Angola: Um Importante Parceiro Económico

Portugal continua a destacar-se como um importante parceiro comercial de Angola. Em 2023, Portugal manteve-se como o segundo maior exportador para o país, com uma quota de 10,89%, num total de 1,6 mil milhões de dólares, seguindo-se apenas à China, que representou 15% do valor total das importações de Angola, atingindo os 2,3 mil milhões de dólares.

Com o cenário económico em Angola a melhorar, surgem as novas oportunidades de negócios. Exemplo disso são as mais de 4 mil empresas portuguesas que exportam para Angola e as cerca de 1200 empresas de origem portuguesa ou capitais mistos que operam atualmente no mercado angolano.

Sabores Portugueses À Mesa de Angola

Das margens do rio Cunene às planícies do Huambo, a gastronomia angolana é uma celebração da diversidade cultural do país. As diferentes preferências por parte da população têm resultado numa procura crescente por uma vasta gama de alimentos e bebidas importadas, que vai desde os produtos gourmet, aos snacks internacionais, passando pelas bebidas exóticas e produtos orgânicos, até aos bens alimentares mais básicos. É nesse sentido que diariamente são exploradas novas parcerias com marcas estrangeiras, a fim de introduzir novidades e satisfazer as necessidades do mercado de consumo angolano.

De momento, entre os principais produtos alimentares importados destaca-se o óleo de palma, o arroz, o óleo alimentar, o açúcar e a coxa de frango, alguns destes frequentemente utilizados para cozinhar pratos típicos da culinária angolana, tais como: calulu, jimboa, kizaca ou muamba.

Exportação de Alimentos Para Angola

Devido à baixa capacidade de produção local, um dos setores que tem sido mais bem-sucedido nas exportações para Angola é o setor Alimentar e das Bebidas. Atualmente, Angola importa cerca de 40% dos alimentos que consome, num total de cerca de três mil milhões de dólares por ano.

Apesar de Angola possuir recursos naturais para se tornar num dos principais produtores de alimentos em África, as importações de alimentos têm ajudado a moderar a pressão inflacionária que o país enfrenta ao aumentar a oferta de produtos disponível no mercado interno. Deste modo é possível assegurar a estabilidade dos preços dos alimentos e evitar o seu aumento repentino.

Soluções de Transporte e Logística Para Todos os Paladares

Se quer garantir que os seus produtos alimentares chegam em tempo útil até Angola, poderá contar com a Olicargo. Com escritórios próprios na cidade de Luanda, desenvolvemos soluções de transporte e de logística adaptadas ao transportes de produtos alimentares perecíveis e não perecíveis. Quer necessite de controlo de temperatura, ou de monitorização da humidade, quer seja um pequeno produtor local ou uma empresa de renome internacional. Do Transporte Aéreo, ao Transporte Marítimo, passando pelo Transporte Rodoviário no local, são múltiplas as modalidades que poderão ser combinadas a fim de assegurar que o transporte internacional dos seus alimentos perecíveis é executado de forma segura, ágil e eficiente.

A partir daí poderá concentrar-se integralmente na produção dos sabores que irão encantar os paladares angolanos. Contacte-nos ainda hoje e nós faremos com que o seu negócio alcance um novo horizonte!

Fontes:

AEP. (2024). Feira Filda 2024. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.aeportugal.pt/pt/feira-filda-2024

Agrogenea. (2024). 5 Principais Produtos Importados Para Angola. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.agrogenea.com/5-principais-produtos-importados-para-angola/

Agrogenea. (2023). Importações Em Angola. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.agrogenea.com/importacoes-em-angola/

Jornal de Angola. (2024). Importação de alimentos absorve três mil milhões de dólares/ano. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/importacao-de-alimentos-absorve-tres-mil-milhoes-de-dolares-ano/

Jornal de Angola. (2024). Importação de alimentos gasta entre dois e três mil milhões de dólares/ano. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.jornaldeangola.ao/ao/noticias/importacao-de-alimentos-gasta-entre-dois-e-tres-mil-milhoes-de-dolares-ano/

Jornal de Negócios. (2024). Angola comprou menos a Portugal em 2023. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/detalhe/angola-comprou-menos-a-portugal-em-2023

Jornal de Negócios. (2023). Angola importou mais 40% de alimentos no valor de mais de dois mil milhões de dólares em 2022. Consultado a 07 de maio de 2024, em: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/africa/angola/detalhe/angola-importou-mais-40-de-alimentos-no-valor-de-mais-de-dois-mil-milhoes-de-dolares-em-2022