Sabia que o Canadá é a 10.ª Maior Economia Mundial e um dos Países Mais Desenvolvidos do Mundo?
Para além de integrar o G7, destaca-se também como um dos países com um dos maiores fluxos de importações e exportações a nível mundial.
Com um consumo privado em constante crescimento, um elevado nível de vida e uma vasta comunidade de portugueses e luso-descendentes, o Canadá é hoje uma janela de oportunidade para as empresas nacionais.
Saiba nesta publicação porque é que esta é a sua oportunidade de internacionalizar o seu negócio numa economia estável, competitiva e aberta ao exterior.
Portugal e Canadá: União Entre Continentes e Negócios
As relações económicas entre Portugal e o Canadá apresentam um grande potencial de crescimento, com oportunidades significativas para a importação e exportação de diversos produtos. Tal é favorecido devido a acordos comerciais e económicos globais como o UE-Canadá (CETA) que visam reduzir as taxas alfandegárias e eliminar barreiras comerciais entre ambos os países.
Nos últimos anos, a procura por determinados produtos portugueses de qualidade tem aumentado, criando um cenário propício para o sucesso de negócios que almejem a internacionalização, como é o caso…
• Vinhos: Os vinhos portugueses são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade e bastante apreciados pelos consumidores canadianos. Entre os principais destinos da maior parte das importações de álcool destacam-se: Alberta, British Columbia, Manitoba, Ontario e Quebec.
• Azeite: Devido ao crescente reconhecimento das qualidades do azeite do ponto de vista nutricional o seu consumo tem aumentado em países não produtores como é o caso do Canadá – que se tem tornado num dos mercados estratégicos para exportação dos azeites do Alentejo.
• Produtos Agroalimentares: Com os Produtos Alimentares a representarem 18,1% do total de exportações de Portugal para o Canadá, em 2021, produtos como o peixe, conservas, café e laticínios figuram como algumas das principais oportunidades para empresas nacionais.
• Calçado: Fora do contexto europeu, o Canadá é um dos mercados onde o setor do calçado português tem obtido melhor desempenho a nível de exportações. A indústria portuguesa de calçado é atualmente reconhecida pela sua qualidade e design.
• Têxteis: A indústria têxtil portuguesa exporta diversos produtos para o Canadá, especialmente nas categorias de vestuário e têxteis lar. Ainda em 2022 foi um dos únicos mercados externos que aumentou expressivamente o número de encomendas à indústria têxtil nacional.
Dê o Primeiro Passo Rumo À Internacionalização Para o Canadá!
Na Olicargo somos especialistas no Transporte Internacional de Mercadorias para o Canadá. Dispomos de uma Equipa Especializada e com uma vasta Experiência no desenvolvimento de soluções Exclusivas, Competitivas e Diferenciadas de Logística Internacional de acordo com as suas necessidades específicas, quer seja Transporte Aéreo ou Marítimo, desde o Despacho Aduaneiro até à Entrega no Destino.
Fontes:
AEP. (s.d). De volta ao Canadá em missão empresarial. Consultado a 03 de junho de 2024, em: https://www.aeportugal.pt/pt/noticias/de-volta-ao-canada-em-missao-empresarial-1?utm_source=brevo&utm_campaign=PEmpresarial+785-24++Internacionalizao+De+regresso+ao+Canad&utm_medium=email
ECO. (2024). Têxtil português perde 5,6% das exportações em 2023, mas “veste” quota na Europa. Consultado a 03 de junho de 2024, em: https://eco.sapo.pt/2024/02/12/textil-portugues-perde-56-das-exportacoes-em-2023-mas-veste-quota-na-europa/
GPP. (2017). Ficha de Internacionalização: Azeite. Consultado a 03 de junho de 2024, em: https://www.gpp.pt/images/gam/1/fi/AzeiteFI.pdf
Portugal Têxtil. (2023). Canadá e vestuário em tecido em níveis recorde. Consultado a 03 de junho de 2024, em: https://portugaltextil.com/canada-e-vestuario-em-tecido-em-niveis-recorde/
Vida Rural. (2018). Azeites do Alentejo apostam no Canadá para crescer. Consultado a 03 de junho de 2024, em: https://www.vidarural.pt/agroindustria/azeites-do-alentejo-apostam-no-canada-para-crescer/