Trocas Comerciais entre Países Lusófonos e China Disparam
O primeiro trimestre de 2024 testemunhou um marco histórico nas relações comerciais entre os países lusófonos e a China. As exportações dos países de língua portuguesa para o gigante asiático dispararam, alcançando um novo recorde que evidencia o vigoroso crescimento e a crescente cooperação entre estas geografias.
Exportações Lusófonas para a China Fixam Um Novo Máximo No Primeiro Trimestre
Entre janeiro e março de 2024, as exportações lusófonas para a China alcançaram um novo recorde, cerca de 35 mil milhões de dólares (32,6 mil milhões de euros) durante o primeiro trimestre de 2024. Este é melhor arranque do ano desde 2013 – altura em que os Serviços de Alfândega da China começaram a apresentar este tipo de dados.
Ao todo, entre janeiro e março, as trocas comerciais entre os países de língua portuguesa e a China atingiram os 54,3 mil milhões de dólares (50,6 mil milhões de euros), mais 19,4% do que em igual período de 2023 e um novo máximo para um primeiro trimestre.
Estes resultados devem-se sobretudo ao maior fornecedor do mercado chinês, o Brasil, cujas vendas aumentaram cerca de 25,8%, isto é de 27,3 mil milhões para 29,3 mil milhões de dólares.
Portugal destaca-se enquanto segundo maior parceiro comercial chinês no bloco lusófono, as exportações subiram de 5,4% para 743,7 milhões de dólares (692,9 milhões de euros).
Relativamente às trocas comerciais entre Angola e a China as vendas de mercadorias aumentaram cerca de 9,6% (subiram de 4,03 mil milhões de euros para 4,32 mil milhões de dólares).
Também para países lusófonos como Timor-Leste (+1.866%), Cabo Verde (+72,2%) e Guiné-Bissau (+686,7%) as exportações aumentaram durante o primeiro trimestre de 2024 – apesar de que nenhum dos três países vendeu acima dos 132 mil dólares (123 mil euros) em mercadorias.
Os resultados não foram tão positivos para a Guiné Equatorial, cujas exportações para o mercado chinês desceram cerca de 12,5%, e para S. Tomé e Príncipe que viu as vendas caírem cerca de 92,2%, em comparação ao período homólogo.
No sentido oposto, os países de língua portuguesa importaram cerca de 19,2 mil milhões de dólares (17,9 mil milhões de euros) em mercadorias. Assinalando-se assim um um aumento anual de 12,5% e um novo recorde para o primeiro trimestre. Ainda assim, a China registou um défice comercial de 15,8 mil milhões de dólares (14,7 mil milhões de euros) com os países de língua portuguesa durante o primeiro trimestre de 2024.
Países Lusófonos e China: Parceria Estratégica, Crescimento Sustentável
O futuro das relações comerciais entre os países lusófonos e a China é bastante promissor. A crescente integração económica, a diversificação da matriz exportadora e o fortalecimento da cooperação bilateral apontam para um horizonte repleto de oportunidades e crescimento para ambas as regiões.
Este é o momento ideal para as empresas lusófonas se posicionarem no mercado chinês e aproveitarem os benefícios desta parceria em expansão. Contudo, para navegar com sucesso nesse vasto oceano de oportunidades, é essencial contar com um parceiro logístico experiente e confiável.
Neste contexto, a Olicargo destaca-se como o parceiro logístico estratégico que pode impulsionar o sucesso das empresas lusófonas no mercado chinês. De que forma? Através das nossas soluções de Cross-Trades, que para além de permitirem agilizar o transporte de mercadorias entre diferentes países, também otimizam custos e prazos.
Com escritórios próprios na cidade de Luanda e uma equipa experiente, apoiada por uma rede de networking global, asseguramos linhas de comércio cruzado que atendem integralmente às especificidades do seu negócio. Contacte-nos para saber mais.
Fontes:
Rádio Renascença. (2024). Exportações lusófonas para a China fixam novo recorde no primeiro trimestre. Consultado a 05 de junho de 2024, em: https://rr.sapo.pt/noticia/mundo/2024/05/03/exportacoes-lusofonas-para-a-china-fixam-novo-recorde-no-primeiro-trimestre/376861/?utm_term=N%3F%3F%3F%3F19%2F2024&utm_campaign=NEWSLETTER%2BCCILC%2B%3F%3F%3F%3F%3B&utm_source=e-goi&utm_medium=email
RTP Notícias. (2024). Exportações lusófonas para a China fixam novo recorde. Consultado a 5 de junho de 2024, em: https://www.rtp.pt/noticias/mundo/exportacoes-lusofonas-para-a-china-fixam-novo-recorde_n1568708