Ao serviço das cidades, comunidades e sociedade em geral, os Portos agregam um valor determinante à sociedade. Com uma localização estratégica, infraestruturas e equipamentos especializados, funcionam como centros de distribuição multimodal, onde interagem vários modos de transporte, seja por via Marítima, Ferroviária, Rodoviária ou Aérea. Devido ao importante suporte que prestam às mais diversas atividades e indústrias têm-se constituído clusters relevantes no desenvolvimento da economia nacional e do mar, com especial destaque para as exportações.
- Localizações Estratégicas
A dinâmica que se gera em torno das infraestruturas portuárias levou a que muitas das empresas relacionadas com o setor – operadores logísticos, centros de distribuição e transitários – se fixem na zona envolvente dos portos, como forma de prestar um serviço mais rápido, com menor custo e de valor acrescentado.
- Carga Contentorizada
Os contentores padronizados tornaram-se no principal motor de crescimento do comércio internacional, uma vez que asseguram a conformidade das mercadorias, a flexibilidade intermodal, agilização do planeamento de rotas de transporte e das operações portuárias e, consequentemente, a redução de custos e o aumento da produtividade.
- Congestionamentos e Atrasos
Independentemente de fenómenos externos como foi o caso da pandemia Covid-19, bloqueio do canal do Suez, ou do conflito geopolítico, existem determinadas precauções que devem ser tomadas de modo a evitar situações de congestionamentos e atrasos, nomeadamente investimentos para modernizar, adaptar ou substituir estruturas e equipamentos devolutos existentes nos portos. O reaproveitamento dos ativos poderá potenciar a conquista de quota de mercado.
- Contributo para a Sociedade
As potencialidades das novas tecnologias, o surgimento de novas rotas marítimas globais, o desenvolvimento dos principais canais de transporte marítimo e a verticalização das grandes alianças marítimas têm potenciado a redefinição da arquitetura do comércio internacional e a otimização das atividades portuárias. É em seguimento deste progresso que atualmente os portos desempenham um papel multidisciplinar na economia, devido à capacidade para apoiar indústrias, aumentar empregos, a diversidade económica e, por conseguinte, a competitividade nacional.
Num mundo onde impera a competitividade, a eficiência e a conectividade, na Olicargo utilizamos o nosso know how e experiência em Transporte Marítimo para projetar as soluções mais viáveis para o seu negócio. Porque o seu sucesso, é também o nosso! Contacte-nos agora mesmo.
Fontes:
Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos. (2023). O papel dos portos portugueses na economia nacional e a respetiva estratégia para o futuro próximo (até 2030). Consultado a 20 de abril de 2023, em: https://www.aprh.pt/pt/publicacoes/artigos/o-papel-dos-portos-portugueses-na-economia-nacional-e-a-respetiva-estrategia-para-o-futuro-proximo-ate-2030/
Transportes e Negócios. (2023). Terminais de contentores: a sua importância, tendências atuais e necessidades futuras. Consultado a 20 de abril de 2023, em: https://www.transportesenegocios.pt/terminais-de-contentores-a-sua-importancia-tendencias-atuais-e-necessidades-futuras/