Skip to main content

90% da carga que circula pelo mundo é transportada por Via Marítima. Para acomodar uma quantidade tão grande de mercadorias nos navios existem vários tipos de contentores em circulação, usados para transportar milhões de toneladas de carga entre os milhares de portos em todo o mundo.

Sem contentores a cadeia de abastecimento mundial ficaria paralisada e, consequentemente, a economia mundial seria profundamente afetada.

Mas afinal, qual é o Contentor que melhor atende às suas necessidades? Saiba mais nesta publicação.

  • Standard

Totalmente fechados, com paredes laterais e pisos rígidos, preparados para enfrentar qualquer intempérie, estes contentores são projetados para transportarem Carga Normal, mais concretamente produtos secos que não requeiram controlo de temperatura.

  • High Cube

São construídos de forma semelhante aos Contentores Standard, mas apresentam um pé mais alto. Apresentam tamanhos de 20, 40 e 45 pés por forma a acomodarem todas as mercadorias que requeiram um maior volume de capacidade.

  • Open-Top

Tal como o nome sugere, os contentores de “Teto Aberto” têm a parte superior conversível, que pode ser facilmente removida para acomodar cargas mais altas, nomeadamente máquinas ou produtos acabados volumosos.

  • Double-Door

Contêm portas em ambas extremidades do contentor de transporte, o que facilita o carregamento e descarregamento de mercadorias como, por exemplo, aço e ferro.

  • Open Side

Assemelham-se aos Contentores Standard com a diferença de que possuem portas laterais que facilitam o carregamento/descarregamento de materiais extra grandes que não cabem através das portas regulares.

  • Flat-Rack

Os lados deste contentor podem ser dobrados para criar um rack plano. As paredes finas são suficientemente estáveis para proteger a carga, sendo por isso o ideal para o Transporte de Mercadorias de grandes dimensões, tais como: materiais de construção, máquinas pesadas, veículos.

  • Reefer

É uma tipologia de contentor refrigerado intermodal utilizado para o transporte de mercadorias perecíveis que requerem o controlo da temperatura abaixo dos 0ºC (frutas, verduras, laticínios, carnes, produtos farmacêuticos).

  • Isotérmicos

Sem sistema de refrigeração instalado, são utilizados para o transporte de bens que requerem uma temperatura constante.  

  • Tank

Constituídos por aço e outros materiais anticorrosivos são concebidos para transportarem materiais líquidos, nomeadamente produtos químicos, óleos e vinhos.

Fontes:

Reef. (s.d). 10 Types of Shipping Containers Built For a Specific Purpose. Consultado a 26 de abril de 2023, em: https://www.reefgroup.net.au/10-types-of-shipping-containers-built-for-a-specific-purpose/

Bison. (s.d). 11 Most Common Types of Containers: A shipping container for every purpose. Consultado a 26 de abril de 2023, em: https://www.bison-jacks.com/blog/shipping-container/11-most-common-types-of-containers/

TEC Container. (2021). The 8 Most Common Types of Containers. Consultado a 26 de abril de 2023, em: https://www.teccontainer.com/blog/most-common-types-of-containers/