Skip to main content

Uma análise realizada pela Airports Council International (ACI) permitiu constatar que em 2022 o volume global de tráfego aéreo diminuiu cerca de 8%.

As tensões geopolíticas, que provocaram interrupções no comércio global e na cadeia de abastecimento, e a inflação são alguns dos principais fatores que desencadearam esta queda.

Ainda assim, sabe quais foram os aeroportos que mais carga movimentaram ao longo do ano que passou? Conheça-os neste post!

1. Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG)

É o maior centro de carga aérea do mundo, só em 2022 movimentou quase meio milhão de carga a mais comparativamente ao aeroporto concorrente em 2019.

Beneficia de uma localização estratégica uma vez que está situado no coração da região Ásia-Pacífico, sendo porta de entrada para quem quer enviar bens de e para a Ásia.

2. Aeroporto Internacional de Memphis (MEM)

Este aeroporto civil-militar é o hub global da FedEx Express, processa a maioria das cargas da empresa que ronda as 180 000 embalagens por hora.

Entre 1993 a 2009, e em 2020, foi o aeroporto de carga mais movimentado do mundo, acabando por cair para segundo lugar em 2022.

A localização estratégica no centro dos Estados Unidos promove um fácil acesso às principais vias rodoviárias e linhas ferroviárias, uma opção atrativa para quem pretende mover as mercadorias de forma rápida e eficiente.

3. Aeroporto Internacional de Anchorage Ted Stevens (ANC)

Equidistante de Tóquio e Nova Iorque, este aeroporto está situado a menos de 9,5 horas de 90% dos clusters industriais, conectando a Ásia com a América do Norte.

4. Aeroporto de Shanghai-Pudong (PVG)

É um importante hub de carga aérea na região Ásia-Pacífico, recebe carga proveniente de mais de 90 companhias aéreas e é uma via de acesso fudamental para as indústrias de fabricação e exportação do país.

5. Aeroporto Internacional de Louisville Muhammad Ali (SDF)

Aeroporto civil-militar, localizado no Kentucky, que recebe uma parte significativa da carga que circula nos EUA. Para além disso, é também um importante hub da UPS, com uma capacidade de processar cerca de 416.000 embalagens por hora.

6. Aeroporto Internacional de Incheon (ICN)

É o maior aeroporto da Coreia do Sul e um dos principais no nordeste da Ásia.

7. Aeroporto Internacional de Taiwan Taoyuan (TPE)

Com uma localização estratégica na Ásia Oriental, este aeroporto é uma das principais portas de entrada de carga aérea no continente conectando-se às principais cidades: Xangai, Tóquio e Seul. A forte indústria em componentes eletrónicos e semicondutores é um outro fator que impulsiona o fluxo de tráfego aéreo.

8. Aeroporto Internacional de Miami (MIA)

Com mais de 1000 voos diários para 167 destinos domésticos e internacionais, este aeroporto é um importante hub no sudeste dos Estados Unidos, servindo a área metropolitana de Miami, a América Latina e as Caraíbas.

9. Aeroporo Internacional de Los Angeles (LAX)

É o maior e mais movimentado aeroporto da costa oeste dos EUA que serve não só o sul da Califórnia como também a região Ásia-Pacífico.

10. Aeroporto Internacional de Tóquio Narita (NRT)

Para além de ser o principal aeroporto que serve a área metropolitana de Tóquio é também o mais movimentado do país e o que tem a pista mais longa.

Fontes:

Fair (2023). Top 10 busiest cargo airports in the world. Consultado a 02 de agosto de 2023, em: https://fairbd.net/top-10-busiest-cargo-airports-in-the-world/

IATA. (2023). Air Cargo Closes 2022 Near Pre-Pandemic Levels. Consultado a 02 de agosto de 2023, em: https://www.iata.org/en/pressroom/2023-releases/2023-02-06-01/

International Airport Review. (2023). The top 10 busiest airports in the world by cargo handled. Consultado a 02 de agosto de 2023, em: https://www.internationalairportreview.com/article/107921/top-10-busiest-airports-world-cargo/

Simply Flying. (2023). The Airports That Move The Most Cargo In The World. Consultado a 02 de agosto de 2023, em: https://simpleflying.com/the-airports-that-move-the-most-cargo-2022/

Shiphub. (s.d). Top 50 cargo airports 2022. Consultado a 02 de agosto de 2023, em: https://www.shiphub.co/top-50-cargo-airports-2022/