Mais uma vez, Portugal consolida a sua posição como líder mundial na Exportação de Cortiça ao bater novamente o recorde e ultrapassar os 1.232 milhões de euros em 2023.
De acordo com a Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR), as Exportações de Cortiça aumentaram cerca de 2% face a 2022. Um crescimento robusto que se reflete na marca dos 214 milhões de euros atingida pelos Estados Unidos, e na consolidação dos seguintes mercados: França – o principal mercado de destino –, Espanha, Itália e Alemanha.
Com 90% da produção nacional de Cortiça exportada, o mundo pode desfrutar da qualidade ímpar e sustentável da cortiça portuguesa. Afinal, quando se trata de cortiça, somos líderes indiscutíveis – e não é só porque adoramos um bom vinho!
Somos Rolhas de Outro Mundo!
Quem diria que as humildes rolhas de cortiça decidiriam sair da garrafa para conquistar o mundo? Pois é, ultrapassaram mais uma vez todos os limites de exportação, ao atingirem os 900 milhões de euros, tendo crescido 21,% face ao ano transato! Ao que parece, para além de preservarem o vinho, estão também a impulsionar a economia portuguesa.
Somos Mais do Que Cortiça, Temos o Mundo a Nossos Pés!
Dado que o setor é amplamente dependente da conjuntura internacional poderá sofrer alterações no seu desempenho devido aos fatores que interferem na cadeia de abastecimento e no nível de procura. Algo que ocorreu ainda no decurso do ano de 2023 que foi marcado por um trimestre de grande crescimento que contrastou com os restantes períodos de maior equilíbrio.
O futuro do setor da cortiça continuará, por isso, a ser encarado com otimismo e marcado pelas diferentes dimensões da sustentabilidade (ambiental, económica e social), pelos programas de promoção internacionais e pelo progresso tecnológico do setor.
Se pretende continuar a expandir os mercados e a explorar as novas oportunidades de negócios poderá contar com o expertise e know-how da Olicargo. Para nós, a internacionalização da cortiça portuguesa não é apenas uma mera transação, mas antes uma missão da qual nos orgulhamos de concretizar. Contacte-nos!
Fontes: