Depois de uma pandemia sem precedentes, conflitos geopolíticos prolongados e inflação, o Comércio Internacional tem-se confrontando com dificuldades que teimam em persistir. África foi um dos continentes mais afetados, enquanto Importador de Alimentos enfrentou um aumento das commodities na ordem dos 23,1%. Apesar de tudo, este é um continente onde abundam os recursos naturais e por isso apresenta um potencial imensurável a nível de Exportações, que servirão de apoio à resiliência comercial.
Atualmente África é fonte de várias commodities comerciais globais possui, por exemplo, 30% das Reservas Minerais, 12% do Petróleo e 8% do Gás Natural de todo o MUNDO!
- Petróleo e Gás
Embora tenha ocorrido uma queda na procura de Petróleo em 2020, à medida que o mundo tem “regressado ao normal” a procura voltou a acompanhar as tendências e os níveis de produção têm aumentado em países como:
- Nigéria
- Togo
- Camarões
- Guiné Equatorial
- Gabão
- Líbia
- Egito
- Chade
- Angola
- Sudão do Sul
O potencial de crescimento tem aumentado bastante especialmente na Europa, que se tem confrontado com a escassez de petróleo e gás devido a impasses causados por medidas protecionistas.
- Metais e Minerais Preciosos
À medida que cresce a pressão para incluir os metais nas sanções contra a Rússia, os produtores africanos de Metais Preciosos preparam-se para dar resposta às lacunas de oferta que possam advir.
- Ouro
- Diamante
- Cobalto
- Bauxite
- Minério de Ferro
- Cobre
São alguns dos metais e minerais mais abundantes em nações como Gana, Mauritânia, Namíbia, Moçambique, África Central e República Democrática do Congo.
Produtos Agrícolas
Com 65% dos terrenos mais férteis e 10% da água doce a nível global, este país constitui-se um produtor agrícola bastante importante, exportando produtos frescos principalmente para o Médio Oriente e Europa.
- Café
- Flores
- Chá
- Cacau
- Óleo de Palma
- Citrinos
- Uvas
- Frutas Caducas
São alguns dos produtos que tornam este setor económico um dos principais em África, representando já cerca de 35 a 40 mil milhões de dólares em exportações do continente anualmente.
Com casa própria em Angola e Moçambique, na Olicargo promovemos amplamente as trocas comerciais entre a Europa e África. Analisamos o mercado, estudamos a melhor forma de atuar e desenvolvemos soluções de Transporte totalmente adequadas ao seu negócio. Contacte-nos para saber mais!
Fontes:
Maersk. (2023). Africa’s trade potential for resilience in the face of unprecedented shocks. Consultado a 04 de julho de 2023, em: https://www.maersk.com/insights/resilience/africa-resilience?utm_source=salesforce_mc&utm_medium=email&utm_campaign=M_5E65E328CC50F_6464D7B9E84F0&utm_term=M_5E65E328CC50F_6464D7B9E84F0+Discover_more_Mod2_Image_Web_Other_NoVertical_Email_Body&utm_content=C3F204E1923F34D72DC37669D29E8EAFA5DC44251611A3181414225B6D5B8558