Já preparou a logística do seu negócio para o último trimestre do ano?
Black Friday, Cyber Monday, Natal, Ano Novo… existe um conjunto de eventos que movimentam bastante o mercado. É nesse sentido que deverá contar com estratégias logísticas eficazes que possam impactar positivamente nos resultados e sucesso da sua empresa.
O que acha de ter à sua disposição os serviços de um parceiro dedicado e especialista no assunto? Prepare-se para o boom do e-commerce. Leia este post para saber mais.
O frenesim em torno de descontos, promoções e oportunidades tem-se antecipado de ano para ano. Logo a seguir ao Verão, quando ainda algumas pessoas estão de férias, começam os preparativos para a Peak Season – a época alta no Comércio Internacional e consequentemente, nos Transportes e na Logística. Afinal, é nesta época do ano que as vendas atingem o seu auge.
Quais são os principais EVENTOS neste último trimestre do ano?
Golden Week
- Durante esta época a produção na China fica paralisada e as mercadorias não são entregues.
- No período que antecede a Golden Week as taxas de frete disparam bastante.
- Os fretes aéreos tornam-se bastante requisitados devido à falta de espaço nos navios.
Black Friday e Cyber Monday
- Estão entre os dias de vendas mais fortes do ano.
- Obriga a que os retalhistas disponham de uma quantidade suficiente de mercadorias em stock antes destas duas datas no final de Novembro.
Natal e Ano Novo
- Para além de ter de aumentar a capacidade de produção para conseguir dar resposta ao aumento da procura, tendo em conta a eventual subida das taxas de frete, o espaço/equipamento disponível, e potenciais interrupções da cadeia de abastecimento, também os bookings deverão ser colocados com a maior antecedência possível.
- Logo a seguir ao Natal, no mês de janeiro, começa o Ano Novo Chinês cujos processos logísticos são ainda mais intensos no Trade FEWB/EU
Ano Novo Chinês
- Comemorado no final de janeiro/início de fevereiro, a maioria dos colaboradores está de férias ao longo desta semana.
- As mercadorias que são previstas chegar à Europa entre fevereiro, março, abril, deverão ser encomendadas, preferencialmente, no final do ano transato.
- Os bookings de transporte também deverão ser colocados com a maior antecedência, de forma a evitar constrangimentos nas entregas e os custos demasiadamente elevados.
Quais as melhores práticas durante a Peak Season?
- Preparar-se alguns meses antes, de forma a gerir o aumento da procura, através da análise do histórico, sazonalidade das mercadorias e produtos mais vendáveis.
- Planear e organizar a produção com a devida antecedência por forma a otimizar os níveis de stock.
- Considerar outras alternativas ao transporte preestabelecido, devido aos potenciais atrasos, interrupções e cancelamentos.
- Escolher um ponto de destino diferente do previsto, para que o resto do transporte seja efetuado através de camião ou avião.
- Estabelecer uma parceria com um operador logístico como a OLIGARGO, de modo a reduzir substancialmente a sua preocupação com a recolha e entrega de mercadorias, preenchimento da documentação alfandegária e transporte até ao destino final.
Fontes:
Forto. (2022). Peak Season: How to prepare your logistics for the peak season. Consultado a 03 de outubro de 2023, em: https://forto.com/en/blog/peak-season/
Kardinal. (2022). What is peak season?. Consultado a 03 de outubro de 2023, em: https://kardinal.ai/what-is-peak-season/
Royale International. (2021).Peak Season Challenges for International Shipping. Consultado a 03 de outubro de 2023, em: https://www.royaleinternational.com/2021/11/peak-season-challenges-for-international-shipping/
USA Today Money. (s.d.). Black October is here: Transport delays, labor shortages slow supply chain as holiday shopping begins. Consultado a 03 de outubro de 2023, em: https://eu.usatoday.com/story/money/2022/10/10/supply-chain-issues-holiday-shopping-season/8233775001/