Envia carga para alguma parte do mundo? Sabia que, na qualidade de exportador, precisa de fornecer um peso preciso e fiável do contentor à empresa que assegura o transporte da sua mercadoria?
Devido à ocorrência de uma série de acidentes graves associados a declarações de pesos incorretos e de forma a evitar danos físicos e de materiais, a Organização Marítima Internacional adotou regras específicas como parte da SOLAS (Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar) para garantir o fornecimento de pesos fiáveis dos contentores.
Conheça na publicação de hoje estas e outras normas e regulamentações atualmente em vigor.
De acordo com as regras legalmente estabelecidas, terá que ser fornecido à transportadora marítima a VGM (Massa Bruta Verificada) do contentor, o que inclui:
- Peso da carga;
- Peso de todo o equipamento e materiais de carregamento;
- Tonelagem e tara (peso do contentor).
Estes requisitos têm como objetivo aumentar a segurança dos navios, melhorar a estabilidade da embarcação e salvaguardar todo o pessoal de bordo envolvido no manuseio das cargas em terra, evitando o colapso dos contentores empilhados.
O que acontece a um contentor sem VGM?
- Não obtem autorização de entrada e embarque nos terminais portuários que seguem “SEM VGM – NO GATE IN”.
- Incorre em custos adicionais pelo tempo despendido fora do terminal.
Na Olicargo contará com uma equipa de especialistas apta e sempre disponível para o ajudar com o cumprimento de todas as regras e regulamentações antes que o contentor chegue ao terminal portuário, assegurando que toda a informação é corretamente fornecida a fim de evitar transtornos e custos acrescidos.
Fontes:
Allog. (2019). VGM: Guia Para Entender o Peso Bruto Verificado. Consultado a 03 de janeiro de 2024, em: https://www.allog.com.br/vgm/
DGRM. (s.d.). Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS). Consultado a 03 de janeiro de 2024, em: https://www.dgrm.pt/solas