Skip to main content

A expansão internacional tem sido um pilar fundamental no crescimento das indústrias da Madeira e do Mobiliário. Só entre 2010 e 2022 o setor duplicou as suas exportações, alcançando a marca dos 3.000 milhões de euros. Em 2023 a fileira da madeira e do mobiliário chegou aos 3.157 milhões de euros de exportação. Já para os próximos cinco anos a Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal (AIMMP) aponta os 4.000 milhões como meta.

Relativamente a este aumento das exportações no setor, a fileira Casa é a que ocupa um maior destaque. Sendo que os grandes clientes internacionais são os Agentes, Arquitetos, Designers e o próprio setor da Construção – quando se trata de Carpintarias, Portas e Pavimentos.

Mercados de Eleição

Espanha, França, Reino Unido e Alemanha são quatro dos principais mercados de destino das exportações do setor da Madeira e do Mobiliário na Europa. Surgem depois mercados de maior dimensão e com um poder económico mais elevado, como é o caso dos: Estados Unidos, Médio Oriente, Japão, Austrália e Nova Zelândia.

A aposta na nestes mercados globais já tem dados frutos, como é o caso do dos Emirados Árabes Unidos que, desde 2020, passou de 13 para 26 milhões de euros em exportações de Madeira e Mobiliário.

A internacionalização para estes mercados internacionais demonstra o avanço e a expansão de um setor que se tornou peça-chave para as exportações nacionais.

Desafios Para O Setor

As guerras na Ucrânia e no Médio Oriente, as limitações relacionadas com a circulação marítima de mercadorias devido aos ataques no Mar Vermelho, e a instabilidade política em mercados relevantes para o setor, são alguns dos principais desafios com que o setor se tem confrontado ao longo deste ano. Ainda assim, de acordo com a APIMA, as empresas do setor apresentam uma postura positiva e resiliente perante estes eventuais obstáculos. A estratégia de internacionalização empreendida pelo setor, o investimento em tecnologia, sustentabilidade, inovação, design, e o alto valor agregado dos produtos são alguns dos principais fatores distintivos das marcas portuguesas que continuarão a contribuir para o alcance de novos recordes.

Olicargo: Parceiro Chave na Exportação

Na Olicargo descomplicamos o processo de exportação. Quer se trate de um país de destino bastante desenvolvido, geograficamente extenso ou culturalmente complexo, na Olicargo temos a maturidade e a experiência necessárias para ajudá-lo a entrar com sucesso em qualquer que seja o mercado. Confie na Olicargo para exportar novos produtos, destinados a novos segmentos e novos nichos de mercado.

Porque o seu Mobiliário merece estar nas melhores montras dos mercados globais, fique a par das nossas soluções de Transporte adaptadas ao setor da Madeira e do Mobiliário:

Ideal para mercadorias urgentes ou pequenos volumes, o Transporte Aéreo é a opção mais adequada para projetos que requeiram uma entrega rápida de peças de madeira ou mobiliário.

Quando se trata de transportar grandes volumes de madeira ou mobiliário, para projetos a longo prazo, o transporte marítimo oferece a melhor relação entre custo, benefício e a segurança.

Proporciona uma grande flexibilidade na recolha e entrega porta a porta entre países, sendo bastante adequado para o transporte de peças de madeira e mobiliário que necessitem de um manuseamento cuidadoso.

Fontes:

Construir. (2024). A ambição das indústrias da Madeira e Mobiliário. Consultado a 15 de julho de 2024, em: https://www.construir.pt/2024/01/04/a-ambicao-das-industrias-da-madeira-e-mobiliario

Portugal Global. (2024). Mobiliário aponta baterias à Oceânia. Consultado a 15 de julho de 2024, em: https://www.portugalglobal.pt/pt/noticias/mobiliario-aponta-baterias-a-oceania